A Câmara Municipal de Vereadores realizou, na noite dessa quarta-feira (22) uma Sessão Solene em homenagem aos 30 anos do Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil. A proposta foi uma iniciativa do vereador Leandro Rosso (Republicanos), com o objetivo de prestar reconhecimento às três décadas de história dedicadas ao tradicionalismo gaúcho, prestando um relevante serviço sócio cultural à toda a sociedade.
Coordenando a solenidade, o presidente do Legislativo, vereador Alberi Grando (MDB), compôs a Mesa Oficial, juntamente com Secretária Adjunta de Cultura, Magda Cavalheiro, representando o Poder Executivo, e com o Patrão do Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil, Alisson da Rocha.
Grando abriu os trabalhos, destacando a importância da homenagem, aprovada por unanimidade pelos vereadores, com a finalidade de agraciar o Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil pelos seus 30 anos de criação, mas, especialmente, pelos serviços prestados na área da tradição gaúcha, “mantendo viva a nossa cultura, perpetuando suas ações de disseminação dos usos e costumes do povo gaúcho, através dos trabalhos artísticos realizados pelas suas invernadas, premiadas em festivais por todo o Estado do Rio Grande do Sul”, ressaltou.
O proponente da Sessão Solene, vereador Leandro Rosso (Republicanos) fez uso da palavra, oportunidade que destacou sua motivação para homenagear a entidade, recordando sua história e suas importantes contribuições no cenário cultural e tradicionalista do Rio Grande do Sul. “É uma honra poder homenagear o Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil no exato dia em que comemora os seus 30 anos de conquistas e belas histórias, integrando o Clube Recreativo Juvenil que, com os seus 107 anos de existência, conta com um grande número de associados que constroem uma verdadeira família juvenilista, que se orgulha de carregar uma bagagem de história, respeito e conquistas no meio tradicionalista”, recordou.
Em sua apresentação, Rosso recordou um pouco da história, lembrando que com o lema ‘em qualquer terra, em qualquer chão, Juvenil no coração’, “o DTJ carrega o sentimento tradicionalista de preservar a cultura e os costumes gaúchos e passá-los para as novas gerações, mantendo viva, enraizada e imortalizada na nossa querida Passo Fundo, a beleza da cultura e dos costumes do Povo Gaúcho”, salientou. O vereador ainda prestou uma homenagem ao casal que teve a iniciativa de idealizar a criação do Departamento Tradicionalista do Clube Juvenil, Vilson Rizzo e sua esposa Maria Inez Rizzo, “que inovaram ao propor a criação do Departamento Tradicionalista dentro do Clube e, apesar de enfrentarem algumas resistências no início, foram persistentes e determinados e, hoje, estamos aqui homenageando essa entidade, que completa 30 anos de história”, finalizou.
Como forma de concretizar e perpetuar a homenagem, o Poder Legislativo, através dos vereadores presentes na Sessão e demais autoridades, entregaram uma placa ao Patrão Alisson da Rocha.
O Patrão do Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil, Alisson da Rocha falou em nome da entidade, agradecendo a Câmara de Vereadores pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas últimas três décadas. “Foi com muita surpresa que recebemos a notícia desta homenagem, algo que é muito gratificante para nós, enquanto Departamento, enquanto Clube, pois é reconhecimento do trabalho de todos que passaram pela entidade, todas as patronagens, sempre focadas no crescimento do DTJ”, salientou. Alisson também frisou que a homenagem vem coroar o bom momento que a entidade vem passando. “Viemos de um período pós pandemia, onde enfrentamos muitas dificuldades, como a maioria das entidades do terceiro setor, mas remontamos os elencos, participamos do Enart Força A pela primeira vez na história, ano passado, entre outros tantos eventos, tivemos uma aprovação do pró cultura para construção da nossa sede, então, viver esse marco dos 30 anos, hoje, vem para brindar essa boa fase que estamos vivendo”, destacou.
A história do DTJ
O Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil, conhecido como DTJ, foi fundado em 22 de março de 1993, pelo casal de diretores sociais da época, Sr. Vilson Rizzo e sua esposa Maria Inez Rizzo e, pelo Coordenador tradicionalista, Sr. José Juparita. Logo, em 08 de julho de 1996, foi reconhecido e filiado ao movimento tradicionalista, através de sua inclusão na 7ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), pela Sra. Gilda Galeazzi, que deu posse à patronagem da entidade, na figura do Sr. Ivar Basso, como patrão.
A entidade pertence ao Clube Recreativo Juvenil que, com 107 anos de existência, conta com um grande número de associados que constroem a “família juvenilista”, que se orgulha de carregar uma bagagem de história, respeito e conquistas no meio tradicionalista.
Desde a sua fundação, o DTJ tem como princípios cultuar e difundir a tradição, além de preservar as vestimentas, culinárias, lides e artes da nossa cultura gaúcha. Ao longo dos seus 30 anos de história realizou inúmeras participações artísticas em rodeios regionais e em eventos artísticos a nível estadual, nacional e internacional, obtendo grandes conquistas por meio de suas Prendas e Peões.
Atualmente, o Departamento Cultural do DTJ conta com cinco invernadas de danças tradicionais nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulto e veterano e, categorias individuais, que reúne solista vocal, declamação, dança de salão e chula.
O departamento artístico também possui gestão de Prendas e Peões, que através de estudos, provas e muita dedicação, representa a entidade e a cidade de Passo Fundo em grandes eventos tradicionalistas. Também possui um departamento campeiro que conta com cavaleiros e jogadores de truco.
Foto: Comunicação Digital/CMPF