MENU
Nativismo em Cena abre o calendário 2026 em comemoração aos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis
Concerto (L)ESTE e Orquestra Barroca se apresentam no Teatro Simões Lopes Neto no dia 24 de fevereiro
Por Administrador
Publicado em 10/02/2026 07:00
Novidades

O Concerto (L)ESTE, de Alejandro Brittes, e a Orquestra Barroca, com regência de Fernando Cordella, abrem o calendário do Instituto Estadual de Música (IEM), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), em celebração aos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis. A apresentação será no dia 24 de fevereiro, às 20h, no Teatro Simões Lopes Neto, e tem entrada gratuita. Nas semanas seguintes, outros artistas subirão ao palco do Complexo Eva Sopher, como parte da agenda das Terças Missioneiras, iniciativa que destaca a música das Missões.

“Iniciar o calendário Terças Missioneiras no mês de fevereiro tem uma importância simbólica fundamental. Em 7 de fevereiro de 1756 ocorre a morte de Sepé Tiarajú, líder guarani, e em 10 de fevereiro do mesmo ano acontece a Batalha de Caiboaté, última grande batalha de resistência dos Sete Povos Missioneiros contra o Tratado de Madri, marcando o fim as Missões Orientais. Abrir esse calendário com Alejandro Brittes e orquestra é afirmar que o legado desta experiência está vivo no Chamamé e em cada um de nós”, destaca a diretora do IEM, Adriana Sperandir, que também é diretora da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Departamento de Artes e Economia Criativa (Daec) da Sedac. 

Brittes é um dos principais expoentes do Chamamé na atualidade, citado pelo jornal The Boston Globe (EUA) como uma das referências do gênero. (L)ESTE é um concerto crossover, inédito, que narra musicalmente a história do Chamamé e das Missões Jesuíticas. O espetáculo já foi apresentado em importantes palcos, entre eles o Festival Internacional de Música do Sesc, em Pelotas (RS); Americas Society and Council of the Americas, em Nova York (EUA); o Somewhere Works, em parceria com a The Wichita Symphony (Kansas City, EUA); e o The Museum of Kansas City, com a Ensemble Ibérica. Brittes também realizou a abertura do calendário comemorativo dos 400 Anos das Missões pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com apresentações em Santo Ângelo e em frente às Ruínas de São Miguel das Missões, em dezembro de 2025.

O Chamamé é um gênero musical que representa uma macrorregião cultural, abrangendo a Argentina, o Centro e Sul do Brasil, o Paraguai e o Uruguai. Sua origem está intrinsecamente ligada ao processo histórico dos Trinta Povos Missioneiros, a partir do encontro entre a música, a dança e a cosmogonia dos povos originários Os Guaranis e a música barroca ensinada pelos padres jesuítas. Com o passar dos séculos e a chegada das imigrações europeias, o Chamamé consolidou-se como um ritmo que identifica o povo gaúcho e a cultura latino-americana.

As comemorações pelos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis contarão com um calendário intenso ao longo de 2026. O Rio Grande do Sul será palco de uma das maiores celebrações culturais de sua história, homenageando o início, em 1626, de um processo histórico singular na América do Sul, que colocou em contato jesuítas europeus e povos indígenas guaranis em uma das experiências culturais mais marcantes do continente.

Sobre Alejandro Brittes

Compositor, acordeonista e pesquisador argentino radicado no Brasil, Alejandro Brittes é um dos maiores expoentes do Chamamé contemporâneo, reconhecido pelo The Boston Globe (EUA) como referência global do gênero.

Sua obra revela as origens profundas do Chamamé, nascido do encontro entre a cosmovisão guarani e a música barroca das Missões Jesuíticas, presente em uma macrorregião cultural que une Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Com mais de 30 anos de trajetória, Brittes lançou álbuns inovadores como (L)ESTE, que une Chamamé e música barroca, e o livro A Origem do Chamamé, resultado de extensa pesquisa antropológica. Suas turnês internacionais já o levaram a mais de 10 países, incluindo apresentações históricas na Library of Congress, nos Estados Unidos.

 

Serviço

O quê: Nativismo em Cena com Concerto (L)ESTE, de Alejandro Brittes, e Orquestra Barroca

Quando: 24 de fevereiro, 20h

Onde: Teatro Simões Lopes Neto (Rua Riachuelo, 1089, Centro Histórico de Porto Alegre)

Ingressos: Entrada gratuita – reservas obrigatórias pela plataforma do Theatro São Pedro

Comentários
Comentário enviado com sucesso!