A Casa de Cultura Mário Quintana recebe no próximo dia 23 o lançamento estadual do 38º Carijo da Canção Gaúcha. Na oportunidade, autoridades, imprensa, comunidade artística e público em geral poderão conferir toda a programação de mais uma edição de um dos mais conceituados festivais do gênero no País.
O lançamento ocorrerá no Palco Lory F, a partir das 19h, e logo após uma tertúlia musical, com entrada franca, acontece no Up Food Art – Rua dos Andradas, 788, Centro Histórico – com nomes como César Oliveira, Su Paz, Flávio Hanssen, Cássio Figueiró, Lara Rossato e Marcello Caminha, entre outros grandes talentos da música regional do Estado.
“O Carijo como um dos maiores festivais nativistas do Rio Grande do Sul não poderia deixar de fazer seu lançamento na capital dos gaúchos tendo em vista que trata-se de um evento que movimenta toda a cadeia cultural do Estado. Durante o dia estaremos visitando instituições importantes como a Assembleia Legislativa do Estado, a Secretaria Estadual de Cultura, veículos de comunicação, e a noite teremos este momento de confraternização e cultural”, explica Tiago Zardin Patias, secretário municipal de Cultura e Turismo de Palmeira das Missões, que durante o South Summit Brazil entregou o convite ao governador do Estado, Eduardo Leite.
O Festival
De 18 a 25 de maio o Parque Tealmo José Schardong, em Palmeira das Missões, se transforma na casa do nativismo. Durante seis dias passam por lá 100 mil pessoas que prestigiam a ampla e diversa programação do 38º Carijo da Canção Gaúcha, patrimônio cultural do Estado.
Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo, Os Monarcas, Quarteto Coração de Potro, Os Fagundes, entre outros (veja programação completa ao fim do texto), compõem os shows da programação que contempla a payada com o 2º Carijo em Prosa e Verso, a música instrumental através da 3ª edição do Carijo Instrumental, as danças gaúchas com o Carijo em Dança, além de feira de indústria e comércio e atividades para o público infanto-juvenil.
Mas, com certeza, o público vai ao Parque para acompanhar as concorrentes ao troféu de melhor música, a grande campeã, da 38ª edição do Festival que acontece de forma ininterrupta desde 1986. Pelo palco do Carijo irão passar grandes intérpretes da música nativista na Rondas Local e Geral, que acontecem de quinta a sábado (22 a 24/5), com a grande final no domingo 25 de maio.
Antes, no dia 21, acontece o 22º Carijinho da Canção Gaúcha que é palco para as novas gerações demonstrarem o talento na interpretação de músicas consagradas nos festivais, divididos nas categorias PIÁ - até 9 anos; PIAZITO - de 10 a 13 anos e PIAZOTE - de 14 a 17 anos.
Mais uma vez o Carijo tem financiamento via Lei Rouanet, através do Ministério da Cultura e do Governo Federal. João Bosco Ayala Rodriguez, um dos produtores culturais do evento juntamente com Renato Morais e Luci Caminha, explica que esta edição consolida uma construção entre o público e o privado que vem sendo feita há cinco anos. “Buscamos cada vez mais a auto sustentabilidade do evento onde há menos recursos da Prefeitura Municipal, desonerando o Poder Público, e em contrapartida há mais investimentos incentivados de empresas na produção do Carijo. Com isso há uma ampliação de programação, da ligação com a comunidade, pois o festival é da comunidade e com os artistas. Com certeza teremos mais um grande Carijo”, diz ele.
Cidade de Lona
Tradicionais nos primórdios dos festivais, as “Cidades de Lona” quase inexistem nos dias de hoje. Mas no Carijo da Canção Gaúcha elas seguem sendo um atrativo a parte. São famílias, amigos, que recebem músicos, visitantes dos mais distantes locais, sempre cultuando as tradições gaúchas. Na segunda-feira (14) a venda de terrenos para acampamentos teve início e a expectativa é de que todos os espaços sejam comercializados. Quase um mês antes do evento a montagem das estruturas para barracas já começa.
“O Carijo é mais do que um festival, é a cidade de Palmeira das Missões que se muda para o Parque de Exposições. A cada ano, renovamos nosso compromisso com o evento e ampliamos o seu alcance, fortalecendo a cultura nativista, valorizando nossos artistas e movimentando a economia local. O Carijo representa o orgulho de um povo e de um evento que é Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul”, ressalta Evandro Massing, prefeito de Palmeira das Missões e presidente desta edição.
O 38º Carijo da Canção Gaúcha tem produção da JBA Produções Culturais, R.Morais Produtora, Caminha Produções Artísticas Ltda, patrocínio de Distribuidora Santa Lúcia; Bickel e Kohl Comércio de Gás, Abastecedora Agnolin, Cia da Terra; Fiat Marina; Syntonia Gold Grain Agrocereais, Holanda Veículos, Palmitrac/New Holland, Agrofel, Farmácias São João e realização da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões e Ministério da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet - Governo Federal - União e Reconstrução..
Programação do 38º Carijo da Canção Gaúcha
Domingo (18/05)
Domingueira no Lonão: Apresentações de artistas locais e regionais.
Segunda-feira (19/05)
2º Carijo em Prosa e Verso
Palco principal: Pedro Júnior Fontoura e Os Amadrinhadores.
Terça-feira (20/05)
3º Carijo Instrumental
Palco principal: Orquestra Sinfônica de Santa Maria (UFSM) – Repertório Nativista.
Quarta-feira (21/05)
22º Carijinho da Canção Gaúcha
Palco principal: Nicole Carrion.
Quinta-feira (22/05)
38º Carijo – Fase Local
Palco principal: Luiz Marenco.
Palco Lonão: Grupo Xixando e Vagner Nunes.
Sexta-feira (23/05)
38º Carijo – Fase Geral
Palco principal: Abertura com Quarteto Coração de Potro e encerramento com Os Fagundes.
Palco Lonão: Aline Bosa e Campeiros do Sul.
Sábado (24/05)
38º Carijo – Fase Geral
Palco principal: Abertura com Grupo Carqueja e encerramento com César Oliveira & Rogério Melo.
Palco Lonão: Rodrigo Silva e Grupo Alapucha; Projeto Taureando.
Domingo (25/05)
4º Carijo em Dança
38º Carijo – Final
Palco principal: Os Monarcas.
Jurados e apresentadores
Jurados do 38º Carijo: Adriano Silva Alves, Su Paz, Flávio Hanssen, Cássio Figueiró e Oscar Daniel Morales Mello.
Apresentadores do 38º Carijo: Evandro Leboutte e Lara Rossato.
Jurados:
2º Carijo em Prosa e Verso: Ramiro Grethe Bregles, Rovana Chaves e Evair Soarez Gomez.
3º Carijo Instrumental: Fernando Ávila, Gil Soares e Ingrid Dors.
22º Carijinho: Murilo Andrade, Tiane Tambara e Adriana Sperandir.
Apresentadores:
Carijo Instrumental e Carijo em Prosa e Verso: Arthur Portela e Caroline Barbosa
Carijinho: Edilene Martins Magalhães e Francesco Mazocco.
O evento será realizado no Parque de Exposições de Palmeira das Missões, com entrada gratuita em todas as áreas, e início às 20h.