Faltando menos de 10 dias para o 2° Encontro Abelheiro e com a programação para o evento já definida, a comissão organizadora tem trabalhado para oferecer o máximo de atrações para visitantes e expositores. E uma grande novidade estará na praça de alimentação, onde o público poderá degustar opções compostas exclusivamente por produtos da Agricultura Familiar.
Uma delas é o “Prato da Nona”, uma opção muito saborosa, ideal para satisfazer o apetite dos visitantes. “O ‘Prato da Nona’ é composto por arroz, feijão, polenta, queijo, salame, salada e bife de gado. A opção é deliciosa e os ingredientes são fornecidos exclusivamente por agroindústrias vinculadas à Coopafs”, explica Elaine Colet, que integra a direção da Cooperativa da Produção dos Agricultores Familiares de Sarandi e Região (Coopafs) e também é da diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS).
Além de uma atração para o público, a presença em feiras e eventos é fundamental para abrir mercados para as agroindústrias. “O ‘Prato da Nona’ é um exemplo de que a praça de alimentação de um evento pode oferecer opções vindas diretamente das Agricultura Familiar. Recentemente esse prato esteve em evidência na Expointer, onde foi muito elogiado. A participação em feiras e eventos contribui muito para potencializar mercados para as agroindústrias”, comenta Elaine.
Além do “Prato da Nona”, a Coopafs vai disponibilizar ainda um saboroso pastel na praça de alimentação do Encontro Abelheiro, onde o recheio e a massa também são produzidos por agricultores familiares. Agroindústrias vinculadas à cooperativa produzem ainda frutas e hortifrúti e fornecem alimentos para a merenda escolar de Carazinho, Passo Fundo, Panambi e Sarandi. “Por conta disso e da proximidade geográfica, temos um grande carinho por Carazinho e queremos atender a todos da melhor maneira possível no Encontro Abelheiro”, destaca Elaine.
Mais opções na Colmeia das Agroindústrias
A Coopafs levará para o evento 12 agroindústrias. Destas, seis fornecerão produtos para a praça de alimentação do 2° Encontro Abelheiro. As outras seis vão ofertar seus produtos para o público na Colmeia das Agroindústrias, contando com apoio e estrutura fornecida pela cooperativa. A Colmeia já tinha a confirmação de 30 agroindústrias e, agora, ganha o reforço de mais seis, aumentando e diversificando as opções neste espaço. “O Encontro Abelheiro será um grande sucesso e queremos contribuir para isso”, comenta Elaine.
Essas seis agroindústrias confirmadas mais recentemente vão expor itens como geleia, salame, queijo, biscoitos artesanais, suco de uva e laranja, licores e cachaças. “Ficamos muito felizes com a confirmação das agroindústrias da Coopafs no Encontro Abelheiro. Elas vão reforçar e diversificar a Colmeia das Agroindústrias e fornecer opções muito saborosas na praça de alimentação. Essa parceria reforça o compromisso regional e estadual que o Encontro Abelheiro tem com toda a cadeia produtiva do setor primário”, destaca César de Souza, presidente do evento.
O 2º Encontro Abelheiro acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro em Carazinho-RS e será uma oportunidade única de conhecimento e negócios para o público, para criadores de abelhas com e sem ferrão e demais produtores. A iniciativa é realizada pela empresa Védera em correalização com a União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Carazinho, Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O evento tem apoio de CMPC, Instituto Certifica, Gran Rinatti.
Crédito da foto: Divulgação / Internet