MENU
Divulgados Patrono e Prenda dos Festejos Farroupilhas de Marau
Novidades
Publicado em 22/08/2024

O mês de setembro é esperado com intensa programação tradicionalista nos Festejos Farroupilhas. Para esta edição, o tema escolhido no Rio Grande do Sul foi o centenário de Jayme Caetano Braun. Ainda, em Marau/RS, as festividades terão como patrono o tradicionalista Jovino Segala. A Prenda Farroupilha é Caroline Ribeiro Xavier.

A escolha se deu através de reunião entre as entidades tradicionalistas, organizadoras do evento, respeitando a ordem de indicações entre as participantes.  Neste ano, a indicação do Patrono foi feita pelo PL (Piquete de Laçadores) Os Parceiros, já a indicação da Prenda foi realizada pelo CTG Felipe Portinho.

A previsão é que a programação inicie ainda no final do mês de agosto, com a condução da Chama Crioula para Marau, e se estenda até o feriadão de 20 de setembro. Entre os diversos eventos programados, estão o tradicional Desfile, na Avenida Júlio Borella, e o Acampamento Farroupilha, que também contará com shows artísticos, no Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon. Em breve, a programação oficial será divulgada.

Neste ano, os Festejos Farroupilhas de Marau têm como presidente José Ironi de Souza (Gauchinho) e vice-presidente Eleno Ramos. Também fazem parte da comissão central Ivete Pegoretti, Giceli Barrili, Jovino Segala e Sinara Triches.

 

CONHEÇA A PRENDA – Caroline Ribeiro Xavier teve contato com as lidas campeiras desde muito cedo. Sua paixão pela terra refletiu-se na sua formação em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão.

Em sua trajetória tradicionalista, integrou invernadas de danças, desde a categoria Dente de Leite até a categoria Adulta e dedicou-se a arte da declamação. Já obteve os títulos de 1ª Prenda Mirim (7ª Região Tradicionalista 2006/2007), 1ª Prenda Juvenil (7ª Região Tradicionalista 2010/2011) e Prenda Adulta na Gestão de Prendas e Peões da 7ª Região Tradicionalista no período pandêmico. Também participou de diversos rodeios e eventos tradicionalistas e representou o Brasil, ao lado do elenco adulto do CTG Felipe Portinho, no 43º Festival Nacional de Folklore en San Bernardo - Maipo, no Chile, em 2014.

Atualmente, segue atuante no Movimento Tradicionalista Gaúcho, auxiliando no Departamento Cultural de sua entidade, o CTG Felipe Portinho, também participando do Grupo de Avaliadores Culturais e integrando o Departamento de Comunicação da 7ª Região Tradicionalista, dando voz aos protocolos realizados.

CONHEÇA O PATRONO – Jovino Segala tem uma extensa participação no tradicionalismo em Marau. Sócio-proprietário de uma empresa de contabilidade, foi indicado pelo PL Os Parceiros e também é o atual patão do CTG Felipe Portinho.

A sua história no tradicionalismo começou cedo. Em 1980, ingressou no quadro social do CTG Felipe Portinho, adquirindo título patrimonial. Na entidade, foi 1º Agregado das Chelpas (Tesoureiro) gestão de 1982/1983; Membro do Conselho de Vaqueanos (Conselho Fiscal) gestão 2010/2011 e 2012/2013; e 1º Sotacapataz (1º Vice-Patrão) gestão 2014/2015. Assumiu como Patrão até o fim da gestão 2014/2015, devido a renúncia do Patrão Orides Luzi, e foi eleito Patrão na gestão 2016/2017. Também foi patrão Conselheiro gestão 2018/2019, prorrogado devido a pandemia até 2022 e eleito1º sotacapataz (1º Vice-Patrão) gestão 2022/2023, sendo atualmente o Patrão da entidade.

Ainda, em sua jornada no tradicionalismo, em 1984 colaborou no início da construção do Parque de Rodeio juntamente com dezenas de pessoas tradicionalistas interessadas de terem o próprio parque. Em 1985, integrou a comissão encarregada de realizar o primeiro Rodeio Crioulo de Marau. E, desde então, fez parte da comissão organizadoras de quase todos os Rodeios crioulos, dos Rodeios Internacionais e Festas Campeiras, sempre ocupando cargo de tesoureiro. Também já fez parte da comissão de eventos como a Fase Regional do ENART, ENECAMP e Aberto de Esportes do RS. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!