MENU
Do LP ao Spotify: exposição retrata quatro décadas de Seara da Canção Gaúcha
Novidades
Publicado em 18/08/2023

Faltando pouco mais de 2 meses para a 22a Seara da Canção Gaúcha, Carazinho começa a entrar cada vez mais no clima do festival nativista. Um bom exemplo disso ocorreu na noite desta quinta-feira (17), com a abertura oficial da exposição “A Seara da Canção Gaúcha como patrimônio cultural de Carazinho”, disponível para visitação no Espaço Talentos Locais da Câmara de Vereadores de Carazinho.

 

O evento contou com a presença de autoridades, imprensa, patrocinadores da Seara, seareiros e de outras lideranças da comunidade. A mostra apresenta fotos, capas de LP’s e CD’s, livros de edições anteriores da Seara, uma contextualização sobre a projeção dos festivais nativistas no estado, reportagens e uma linha do tempo com músicas e artistas ganhadores do festival, entre outras peças históricas que ajudam a contar a trajetória de mais de 40 anos da Seara da Canção Gaúcha. A exposição é uma realização do Museu Olívio Otto e da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha em parceria com o Poder Legislativo. 

 

- Preservar uma história tão rica como a da Seara é fundamental para valorizarmos essa trajetória e também para construirmos nosso futuro. Nosso agradecimento especial à Câmara de Vereadores de Carazinho e ao Museu Olívio Otto, que inclusive possui uma mostra permanente sobre o festival. Temos orgulho em falar que somos da terra da Seara da Canção Gaúcha e o material apresentado aqui evidencia esse orgulho – destaca Gustavo Weber, presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha.

 

Além de itens históricos, a interação e a conectividade também estão presentes na exposição, levando o público do LP ao Spotify. Após conhecer capas de discos históricos da Seara, o visitante, através de um QR Code, pode ouvir as músicas finalistas do festival no ano passado.

 

Em um evento que valoriza a Seara, é claro que não faltaria música. A abertura da exposição contou com a presença dos músicos Alison Machado e Jonas Pereira, também conhecido como JP, que apresentaram canções do repertório da Seara. O público cantou junto. “Esses talentos são um verdadeiro orgulho para todos nós e a Seara presenteia a nossa comunidade com uma belíssima mostra. Sou professora e muitos alunos relataram a emoção que sentiram ao assistir o festival no ano passado. Convidamos a todos para visitarem a exposição”, comenta Janete Ross de Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho.

 

A Prefeitura de Carazinho é apoiadora da Seara e na exposição esteve representada pela vice-prefeita Valéska Walber. “A realização do festival é possível graças à soma de esforços de toda a comunidade. Nosso povo diz sim à Seara e à valorização da cultura. É uma grande oportunidade de semear mais talentos. A Seara é motivo de orgulho por tudo que representa e porque fala do nosso povo”, afirmou Valéska.

 

A abertura da mostra ocorreu em uma data simbólica, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A exposição fica disponível para visitação mediante agendamento no telefone (54) 3330-2322 e é uma excelente opção de cultura e lazer para toda a comunidade, inclusive para escolas que queiram apresentar a história do festival para seus alunos.

 

Os Shows da Seara!

A Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha segue firme nos preparativos para a próxima edição do festival, cujo período de inscrição de músicas segue aberto até o dia 1° de setembro. Nos dias 4, 5 e 6 de setembro a comissão avaliadora fará a triagem das composições inscritas. As músicas classificadas para o festival serão divulgadas no dia 09/09. Nesta sexta-feira (18/08), através das redes sociais da Seara, serão divulgados os shows da 22a edição. Mais informações sobre o festival podem ser conferidas no site seara.rs. A 22a Seara da Canção Gaúcha acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro na Acapesu, em Carazinho-RS.

 

 

Crédito da foto: Raquel Beatriz Nienow

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online