MENU
Compositor Gelson Vinadé recebe certificado de sócio efetivo da Estância da Poesia Crioula
Novidades
Publicado em 02/07/2023

O poeta e compositor Gelson Vinadé, radicado em Passo Fundo, recebeu nesse final de semana o certificado de sócio efetivo da Estância da Poesia Crioula.

Vinadé, que é veterano da Brigada Militar e relações públicas, apresenta semanalmente ao lado do músico Miguel Pereira o programa Um Mate de Encilha, pela rádio Portal da Tradição, nas sextas às 18h e nas quartas às 20h.

O programa, que neste mês de julho completa dois anos, também é reproduzido por diversas emissoras parceiras no Sul do Brasil.

Entre as composições de Gelson Vinadé estão músicas que versam sobre fatos históricos, como "Heróico de 23", que retrata combate do Cerro da Conceição, durante a Revolução de 23; "Das Missões à Passo Fundo", que aborda a formação e a ocupação de nosso estado; outras que abordam o patriotismo e civismo, como "Ventos de Aurora"; uma homenagem à cidade de Erechim, com "Encantos de Erechim"; homenagens à Brigada Militar e aos Bombeiros ("Veteraníssimo", "Alma Brigadiana", "Guerreiros do Pelegrino"); e uma homenagem à amizade, ao programa Um Mate de Encilha e a rádio Portal da Tradição, através da música "Floreando a vida", entre outras várias composições.

 

A Estância da Poesia Crioula

A Estância da Poesia Crioula é uma entidade cultural sul rio-grandense que visa congregar os poetas e prosadores voltados para a temática gauchesca, além de pesquisar, manter, promover e divulgar tudo aquilo que se relacione com esta arte crioula em suas mais diversas formas de manifestações.

A fundação da Academia Xucra do Rio Grande, como é carinhosamente conhecida, ocorreu no dia 29 de junho de 1957, dia de São Pedro, Padroeiro da Estância, graças a visão e ao esforço de abnegados poetas e prosadores que sentiram a necessidade de organizar-se como instituição com o objetivo de exaltar nossos usos e costumes, nossas valorosas e ricas tradições.

Nos dias 27, 28 e 29 de junho de 1957, foi realizado o primeiro Congresso de Poetas Crioulos do Rio Grande do Sul. Neste evento, que teve Vargas Netto como Presidente de Honra (após sua morte tornou-se patrono da entidade) e o poeta Hugo Ramirez como Presidente da Comissão Organizadora, entre pareceres diversos, moções de louvores, discursos, homenagens, foram traçados os princípios da Estância, tendo como seu mais elevado objetivo congraçar os poetas gauchescos, organizar uma corrente de pensamento e de estudo através de cuja manifestações possa atuar de maneira culturalmente objetiva a arte da poética e o culto, em si, da tradição campeira.

O primeiro Rodeio de Poetas Crioulos teve a adesão, mediante comparecimento ou manifestações expressas de 86 poetas, sendo, estes, considerados Sócios Fundadores.

Neste mais de meio século de existência a E P C tem cumprido com louvor seus princípios e objetivos promovendo, anualmente, seu Rodeio de Poetas, editando suas antologias, realizando seus concursos literários, participando ativamente dos movimentos que venham a promover nossa cultura.

 

  

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online