MENU
Escola Pública de Música Yamandu Costa completa um mês de atividades
Novidades
Publicado em 12/05/2023

A Escola Pública de Música Yamandu Costa completou, nesta quinta-feira (11), um mês de atividades. Mais de 320 alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal estão inscritos no projeto. A iniciativa inovadora da Prefeitura apresenta aos jovens uma oportunidade de transformação social, levando o nome do gênio da música mundial, vencedor do Grammy Latino em 2021 e passo-fundense Yamandu Costa.

Para o prefeito, Pedro Almeida, o projeto possibilita que a Educação ultrapasse as barreiras da sala de aula, ampliando os seus impactos na vida das pessoas. “É preciso imaginar o futuro da cidade transformado por uma iniciativa como esta, que está alicerçada ao projeto de Cidade Educadora. Queremos, ao levar o acesso à música, contribuir com o desenvolvimento integral dos alunos e realizar sonhos. Este objetivo é alcançado quando vemos os alunos felizes com a experiência”, afirma.

Quatro escolas de Ensino Fundamental concentram as aulas de música: além da Senador Pasqualini, Cohab Secchi, Benoni Rosado e Wolmar Salton. O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explica que a escolha dessas instituições foi realizada com a divisão da cidade em quatro quadrantes. “Uma escola em cada quadrante foi definida para acolher o projeto. Essas escolas acolhem alunos de outras instituições de suas regiões. Partindo de uma dimensão de cidade educadora, elas têm o território como espaço de ação”, salienta.

Essas instituições foram contempladas com a implementação de uma sala de música, equipada com isolamento acústico, mobiliário e instrumentos. Quatro professores e quatro auxiliares, em sistema de rodízio, vão até esses espaços para ministrar as aulas no turno inverso dos estudantes. As oficinas abrangem as modalidades de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros e percussão. Cada aluno inscrito escolheu a modalidade durante a inscrição.

Além disso, já estão acontecendo atividades na sede da Escola Pública de Música, que fica no Parque da Gare, e vai receber grupos artísticos formados pelos alunos que se destacarem nos quadrantes.

O maestro da Escola Pública de Música, Rodrigo Ávila, avalia o andamento do projeto até agora. “Tem sido uma grande experiência para os alunos. Eles estão engajados e se dedicando. Sei que muitos grandes talentos serão formados aqui”, pontua.

 

 

 

Fotos: Michel Sanderi

Comentários
Comentário enviado com sucesso!