O VI Rodeio Internacional de Marau mantém viva a tradição gaúcha e, nesta edição, também inova para fazer um evento mais limpo e consciente, visando a preservação do meio ambiente. A ação pioneira será implementada em diversas frentes e formas no Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon ao longo da programação que ocorre de 9 a 12 de março.
Com a concentração e passagem de milhares de pessoas em um único espaço, os eventos, se não administrados adequadamente, podem provocar diversos impactos ambientais, sendo o mais básico e visível aqueles relacionados ao descarte de resíduos. Dessa forma, a engenheira ambiental Júlia Vanin De Morais explica que o VI Rodeio Internacional de Marau será o primeiro evento público de grande porte no município de Marau a se dedicar a fazer diferente para tornar-se mais sustentável.
Entre as estratégias necessárias para alcançar o objetivo de um evento mais limpo e sustentável estão inclusas atitudes colaborativas. Uma delas é o incentivo ao uso de canecas próprias, podendo gerar uma economia de até 80 mil copos descartáveis durante o evento, e a separação de resíduos em todos os espaços do evento para que os resíduos possam ser enviados a reciclagem e compostagem.
Além dessas, outras iniciativas serão realizadas ao longo da programação visando a conscientização do público presente, como a distribuição de kits de embalagens para recolhimento e separação dos resíduos nos acampamentos, compostagem dos resíduos orgânicos diretamente no parque, orientações para o uso consciente e responsável dos banheiros e espaço e distribuição de material informativo.
O VI Rodeio Internacional de Marau acontece de 9 a 12 de março, no Parque Municipal Lauro RIcieri Bortolon. Com provas campeiras e artísticas e shows musicais o evento integra as comemorações de 68 anos do município.